Guia Monte Verde

Acompanhe as novidades do GUIA:

RSS FeedTwitterFacebook

Desenvolvido por
Toque de Midas

Espaço do Turista

Relatos de Viagem



Travessia Monte Verde - São Francisco Xavier

Realizamos esta travessia no dia 15/05/2010 e a primeira coisa a dizer é que se deve ter um mínimo de preparo físico para realizá-la. Caso contrário, inicie muito cedo, por volta das 6:30 hs, pois assim poderá fazer o percurso devagar e ainda chegar antes do sol se por.

São 17 km até o centrinho de São Francisco Xavier com muitas subidas e descidas, passando por cima de troncos caídos e alguns trechos com lama. No geral, a trilha está bem demarcada e dificilmente há como se perder.

O percurso é lindo, às vezes fechado com bambuzinhos, outras se transformando em um vasto bosque, típico de filmes como "Chapeuzinho Vermelho". Existem 11 pontos de águas límpidas e cristalinas, bem geladas inclusive.

Se tiver sorte, pode até encontrar com o macaco muriqui, muito dócil e símbolo da região.

A parte mais difícil é o retorno. De São Francisco Xavier são 6 km de subidas por uma estrada de terra até o início da trilha propriamente dita, e aí começa uma subida íngreme que só termina cerca de 40 minutos depois.

No total foram 8 horas de caminhada, isso sem contar as paradas para fotos e alimentação.

O importante é deixar claro que todo esse esforço vale a pena, pois não há nada que substitua este maravilhoso contato com a natureza e a paz que isto nos proporciona.


Texto e fotos da colaboradora
Eliana Domênica Barnabé


Veja outros relatos da colaboradora:

  • Pico do Selado

  • Pedra Partida

  • Textos e imagens © 2000-2014 GUIA MONTE VERDE.
    Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução deste conteúdo sem permissão expressa do autor.